sábado, 7 de julho de 2012

Português para concurso - Formação de palavras: exercícios

Português para concurso - Formação de palavras: exercícios com gabarito

01. Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado:
a) vaga-lume: composição;
b) cruzeiro: sufixação;                    c) palmeira: sufixação;
d) irritação: sufixação;                    e) baunilha: sufixação.

02. Indique a palavra que foge ao processo de formação de chape-chape:
a) zunzum;                                       b) reco-reco;
c) toque-toque;                                 d) tlim-tlim;
e) vivido.

03. Assinale a letra em que as palavras são formadas por derivação regressiva, derivação parassintética e composição por aglutinação, respectivamente.
a) neurose, infelizmente, pseudônimo; b) ajuste, aguardente, arco-íris;
c) amostra, alinhar, girassol;               d) corte, emudecer, outrora;
e) pesca, deslealdade, vinagre.

04. Grupo de três palavras formadas por DERIVAÇÃO:
a) pesaroso, apelo (subst.), refazer;
b) pontapé, introduzir, cipoal;
c) decímetro, casamento, namoro (subst.);
d) cine, guarda-roupa, infiel;
e) infelizmente, amolecer,varapau.

05. Indique a opção em que foram utilizados processos de formação de palavras idênticos aos dos
vocábulos plenilúncio / burocracia:
a) vaivém / saca-rolhas;                       b) surdo-mudo / corre-corre;
c) aguardente / alcoômetro;                 d) vaivém / automóvel;
e) planalto / vinagre.

06. Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:
a) encontrável: derivação sufixal;          b) inesperado: derivação prefixal;
c) emudecer: derivação sufixal;            d) inaudível: derivação prefixal;
e) canto: derivação regressiva.

07. Assinale o vocábulo que apresenta o mesmo processo de formação de vaga-lume:
a) descobriu;                                    d) doçura;
b) lembrança;                                   e) fios-de-ovos.
c) encantamento;

08. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) outrora     (1) justaposição
( ) a caça      (2) aglutinação
( ) pontapé    (3) parassíntese
( ) planalto     (4) derivação prefixal
( ) anoitecer   (5) derivação regressiva.
( ) transcontinental
a) 4, 5, 2, 1, 4, 3;                              d) 1, 5, 2, 1, 3, 4;
b) 2, 3, 1, 2, 3, 4;                              e) 2, 5, 1, 2, 3, 4.
c) 1, 5, 2, 1, 4, 3;



09. Não é COMPOSIÇÃO por AGLUTINAÇÃO:
a) fidalgo;                                       d) aguardente;
b) petróleo;                                    e) horticultura.
c) manda-chuva;


10. O processo que gerou o substantivo brilhante, a partir do adjetivo brilhante, é chamado:
a) reduplicação;                              d) parassíntese;
b) regressão;                                   e) aglutinação.
c) conversão;


11. Assinale a opção em que todas as palavras obedecem ao mesmo processo de formação:
a) aguardente - girassol - reco-reco;
b) boiada - garotada - aterro;
c) sociologia - burocracia - televisão;
d) passatempo - fidalgo - decímetro;
e) descobrir - infeliz - planalto.


12. Incorreta a caracterização do processo de formação:
a) meio-dia: composição por justaposição;
b) fortalecer: derivação sufixal;
c) demora (substantivo): derivação regressiva;
d) fonseca: derivação sufixal;
e) pneu: abreviação.


13. Em “. . . Dádiva ao Senhor . . .” A palavra Senhor é um exemplo de:
a) derivação regressiva;                 d) reduplicação;
b) aglutinação;                              e) derivação sufixial.
c) conversão;


14. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:
a) sensibilidade - delicadeza - docemente;
b) decoração - bronzeado - selvagem;
c) fraqueza - doçura - ferocidade;
d) sentimento - rapidamente - majestosa;
e) dourado - vegetação - beleza.


15. Assinale. a opção em que o afixo da palavra tenha o mesmo sentido que o encontrado na palavra ESCORRER:
a) introduzir;                              d) decair;
b) importar;                               e) soterrar.
c) exportar;


16. Assinale o par de vocábulos que guardam entre si a mesma relação significativa existente entre EXPORTAR / EXPORTAÇÃO:
a) importar / importador;
b) estudar / estudante;
c) descobrir / descobrimento;
d) opor / oponente;
e) ouvir / audível.


17. Assinale a opção em que as palavras obedecem aos mesmos processos de formação que os das
palavras: INÚTIL, QUERO-QUERO e ATUANTE:
a) supercílio / decreto-lei /estudante;
b) dissecar / reco-reco / destoante;
c) soterrar / toque-toque / loucura;
d) desfolhar / tico-tico / fidalgo;
e) ilegal / couve-flor / navegante.



01. E 02. E 03. D 04. A 05. C 06. C 07. E 08. E 09. C 10. C 11. C 12. D 13. C 14. C 15. C 16. C 17. C

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