sábado, 7 de julho de 2012

Português para concurso - Formação de palavras: exercícios

Português para concurso - Formação de palavras: exercícios com gabarito

01. Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado:
a) vaga-lume: composição;
b) cruzeiro: sufixação;                    c) palmeira: sufixação;
d) irritação: sufixação;                    e) baunilha: sufixação.

02. Indique a palavra que foge ao processo de formação de chape-chape:
a) zunzum;                                       b) reco-reco;
c) toque-toque;                                 d) tlim-tlim;
e) vivido.

03. Assinale a letra em que as palavras são formadas por derivação regressiva, derivação parassintética e composição por aglutinação, respectivamente.
a) neurose, infelizmente, pseudônimo; b) ajuste, aguardente, arco-íris;
c) amostra, alinhar, girassol;               d) corte, emudecer, outrora;
e) pesca, deslealdade, vinagre.

04. Grupo de três palavras formadas por DERIVAÇÃO:
a) pesaroso, apelo (subst.), refazer;
b) pontapé, introduzir, cipoal;
c) decímetro, casamento, namoro (subst.);
d) cine, guarda-roupa, infiel;
e) infelizmente, amolecer,varapau.

05. Indique a opção em que foram utilizados processos de formação de palavras idênticos aos dos
vocábulos plenilúncio / burocracia:
a) vaivém / saca-rolhas;                       b) surdo-mudo / corre-corre;
c) aguardente / alcoômetro;                 d) vaivém / automóvel;
e) planalto / vinagre.

06. Assinale a opção onde se indica erroneamente o processo de formação:
a) encontrável: derivação sufixal;          b) inesperado: derivação prefixal;
c) emudecer: derivação sufixal;            d) inaudível: derivação prefixal;
e) canto: derivação regressiva.

07. Assinale o vocábulo que apresenta o mesmo processo de formação de vaga-lume:
a) descobriu;                                    d) doçura;
b) lembrança;                                   e) fios-de-ovos.
c) encantamento;

08. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) outrora     (1) justaposição
( ) a caça      (2) aglutinação
( ) pontapé    (3) parassíntese
( ) planalto     (4) derivação prefixal
( ) anoitecer   (5) derivação regressiva.
( ) transcontinental
a) 4, 5, 2, 1, 4, 3;                              d) 1, 5, 2, 1, 3, 4;
b) 2, 3, 1, 2, 3, 4;                              e) 2, 5, 1, 2, 3, 4.
c) 1, 5, 2, 1, 4, 3;



09. Não é COMPOSIÇÃO por AGLUTINAÇÃO:
a) fidalgo;                                       d) aguardente;
b) petróleo;                                    e) horticultura.
c) manda-chuva;


10. O processo que gerou o substantivo brilhante, a partir do adjetivo brilhante, é chamado:
a) reduplicação;                              d) parassíntese;
b) regressão;                                   e) aglutinação.
c) conversão;


11. Assinale a opção em que todas as palavras obedecem ao mesmo processo de formação:
a) aguardente - girassol - reco-reco;
b) boiada - garotada - aterro;
c) sociologia - burocracia - televisão;
d) passatempo - fidalgo - decímetro;
e) descobrir - infeliz - planalto.


12. Incorreta a caracterização do processo de formação:
a) meio-dia: composição por justaposição;
b) fortalecer: derivação sufixal;
c) demora (substantivo): derivação regressiva;
d) fonseca: derivação sufixal;
e) pneu: abreviação.


13. Em “. . . Dádiva ao Senhor . . .” A palavra Senhor é um exemplo de:
a) derivação regressiva;                 d) reduplicação;
b) aglutinação;                              e) derivação sufixial.
c) conversão;


14. Assinale a série de vocábulos em que todos os sufixos exprimem noção de qualidade:
a) sensibilidade - delicadeza - docemente;
b) decoração - bronzeado - selvagem;
c) fraqueza - doçura - ferocidade;
d) sentimento - rapidamente - majestosa;
e) dourado - vegetação - beleza.


15. Assinale. a opção em que o afixo da palavra tenha o mesmo sentido que o encontrado na palavra ESCORRER:
a) introduzir;                              d) decair;
b) importar;                               e) soterrar.
c) exportar;


16. Assinale o par de vocábulos que guardam entre si a mesma relação significativa existente entre EXPORTAR / EXPORTAÇÃO:
a) importar / importador;
b) estudar / estudante;
c) descobrir / descobrimento;
d) opor / oponente;
e) ouvir / audível.


17. Assinale a opção em que as palavras obedecem aos mesmos processos de formação que os das
palavras: INÚTIL, QUERO-QUERO e ATUANTE:
a) supercílio / decreto-lei /estudante;
b) dissecar / reco-reco / destoante;
c) soterrar / toque-toque / loucura;
d) desfolhar / tico-tico / fidalgo;
e) ilegal / couve-flor / navegante.



01. E 02. E 03. D 04. A 05. C 06. C 07. E 08. E 09. C 10. C 11. C 12. D 13. C 14. C 15. C 16. C 17. C

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Professor


Português para concurso - Funções da Linguagem: teoria e exercícios com gabarito


FUNÇÕES DA LINGUAGEM

 São elementos que parecem no ato de comunicação.

a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) mensagem: é o contéudo (assunto) das informações que ora são transmitidas.

c) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
d) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.

e) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
f) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

 As seis funções da linguagem são:
1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.

3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. (Ex.:Propaganda publicitária que tenta convencer/persuadir o consumidor)

4.Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas usadas para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.

5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística. (Ex.: casa1.Nome genérico de todas as construções destinadas a habitação. 2. Construção destinada a uma unidade de habitação, geralmente unifamiliar, por oposição a apartamento. =MORADIA, VIVENDA)



6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

Tente identificar as funções abaixo:

      a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

      b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e  em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

      c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

      d) "Se um dia você for embora
            Ria se teu coração pedir
            Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

      e) "Olá, como vai?
            Eu vou indo e você, tudo bem?
            Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
            Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)



Gab. a) função referencial ; b) função referencial; c) funções referencial e metalingüística; d) função poética; e) função fática

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Português para concurso - Acentuação Gráfica: nova ortografia + exercícios com gabarito

Veremos,agora, as mudanças que ocorreram nas regras de acentuação com o novo acordo ortográfico.
Fique esperto e aproveite para fazer bateria de exercícios com gabarito.

Acentuação Gráficanova ortografia


I - Palavras proparoxítonas: continua tudo igual

Todas são acentuadas árvorechávena, maiúsculo, feiíssimo.

II - Palavras paroxítonas: continua quase tudo igual

2. São acentuadas graficamente as paroxítonas terminadas em:

ÃO(S): bênção(s), órfão(s)
Ã(S): ímã(s), órfã(s)
L: amáveldócil
EI(S): amáveis, dóceis
I(S): táxigrátis
N: hífenéden
X: tóraxônix
Rlídermártir
UMUNS: álbumálbuns
US: bônuslótus
PS: bícepsfórceps

Com o novo acordo, não se acentua:

-os ditongos abertos ei,oi, das paroxítonas: assembleia, estreia, jiboia, heroico; 
-o i e o u tônicos, precedidos de ditongo: feiura, baiuca.


III - Palavras oxítonas

Levam acento gráfico as oxítonas terminadas em:

Á(S)sabiá (s)
É(S), Ê(S): café(s)
Ó(S), Ô(S): avó(s), avô(s)
ÉM, ÉNS: refémreféns

Obs.: A mesma regra serve para:

- as monossílabas tônicas terminadas porá(s), é(s), ê(s) ó(s), ô(s): (s), (s), (s);
- as formas verbais oxítonas do mesmo tipo,seguidas ou não de pronomes: amá-lo, está(s), vendê-lo, propôs, contém, conténs.

*São acentuadas as oxítonas terminadasem ditongo aberto:

ÉIS: papéis, bacharéis
ÉU(S): chapéuchapéus
Ói(S): heróiheróis

IV – Hiatos

- Acentuam-se o e o u tônicos, precedidos de vogalquando sozinhos ou seguidos de s,formando uma sílabaviúva, saíste, baú,saída.

Obs.:

- Não leva acento gráfico o imesmosozinho, seguido de nh: rainha, moinho.

- Com o novo acordo,não são acentuados graficamente os hiatos oo e ee: voo, creem.




V – Acento nos verbos em guar, quar e quir 
            
-Não se usa o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles)arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
Obs.:
Os verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc, tem uma variação na pronúncia. Dessa forma, admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e  do imperativo. Então, fique atento:
-  pronunciados com ou tônicos, serão acentuados graficamente: enxáguo, enxáguas, enxágue, delínques, delínquem, delínqua;
-  pronunciadas com u tônico,  não serão  acentuadas: enxaguo, enxaguas, delinques, delinquem, delinqua
Obs.:
A pronúncia mais corrente, no Brasil, é a primeira, aquela com tônicos.


VI – Acento diferencial: com o novo acordo,não há acento diferencial, exceto com:


Verbo pôr – para diferenciar da preposição por:
Pedi para ele pôr o copo de suco na pia por causa das formigas.

Pôde – terceira pessoa do singular dopretérito perfeito do indicativo do verbopoder para diferenciá-lo de pode terceirapessoa do singular do presente do indicativo do mesmo verbo:
Ela não pôde vir ontem, mas pode vir hoje.

Obs.:
acento diferencial é facultativo em:
-Dêmos – primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar e demos– primeira pessoa do plural do pretéritoperfeito do indicativo do mesmo verbo;
-Fôrma (substantivo) e forma (substantivo,terceira pessoa do singular do presente do indicativo e segunda pessoa do singular doimperativo afirmativo do verbo formar).

VII – Verbos ter e vir : Fica tudo igual

- com acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e sem na terceira pessoa do singular do mesmo tempo verbal  ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm.
Seus derivados(deter,intervir,reter,entre outros) seguem a acentuação das oxítonas terminadas por em.
Obs: 
-na terceira pessoa do singular do presente do indicativo levam acento agudo 
- na terceira pessoa do plural do mesmo tempo levam acento circunflexo.
Exemplos: eledetém, eles detêm; ele intervém, elesintervêm.

VIII – Trema: não há mais o uso do trema,exceto?

-  em nomes estrangeiros e seus derivadosMüller,mülleriano.

EXERCÍCIOS

01. Assinale a alternativa corretamente acentuada.
a) Ela mantêm no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
b) Ela mantém no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
c) Ela mantêm no sotão os tres gatinhos dc pêlo cinzento.
d) Ela mantem no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
e) Ela mantém no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.

02. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
a) juíza – urubú – item – tórax
b) ímã – virús – interíni – nínha
c) polén – lons – paúl – bônus
d) climax – saci – almôço – caráter
e) amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo)

 03. Os pais_______ na tv que os desenhos animados______ grande influência sobre seus filhos, mas_________ , também, que faz parte da infância.
a) vêm, tem, crêm                              b) veem, tem, creem
c) vem, tem, crêem    d) veem, têm, creem
e) vêm, têm, crêem

04. Assinale o uso correto quanto ao acento diferencial:
a) O menino nervoso pára de repente.
b) Toda manhã, ela côa o café.
c) Gosto de pêra madura.
d) Preciso pôr as coisas em ordem.
e) n.d.a.

05. Assinale a forma incorreta quanto à acentuação:
a) Eles leem o jornal todos os dias.
b) As meninas têm muitos brinquedos.
c) Os jovens crêem no futuro.
d) Sempre que ando de ônibus, eu enjoo.
e) n.d.a.

06. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
1 – Ele sempre___________a calma.
II – Os turistas_________ informações pela lnternet.
III – As polícias civil e militar_________ nos motins do presídio.
a) mantêm, obtém, intervém
b) mantém, obtêm, intervêm
c) mantêm, obtêm, intervêm
d) mantém, obtêm, intervém
e) mantém, obtém, intervém

07. Assinale a alternativa incorreta quanto à acentuação:
a) herói                             b) heróico                       c) jóia
d) centopéia                   e) n.d.a.

08. (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
a) hífen, também, impossível
b) armazém, útil, açúcar
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

09. (FESP-SP) Em que alternativa as palavras devem ser acentuadas pelo mesmo motivo?
a) tambem – refém                            b) velocidade – rubrica
c) aniversario – fortuito               d) fortuito
e) ceu – tambem

10. (Fuvest-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
b) fluido, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
d) inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambu

11 Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a) abacaxi b) idéia                         c) assembleia d) heroi                             e) voo
12.  Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico: a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos; b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente; c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro; d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio; e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.
13. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: a) céu – réu – véu;                             b) chapéu – ilhéu – incréu; c) anéis – fiéis – réis;                       d) mói – herói – jóia; e) anzóis – faróis – lençóis.
14. As sequências abaixo contêm paroxítonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas.Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica: a) aldeia – baleia – lampreia – sereia; b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia; c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia; d) Assembleia – ideia – ateia – boleia; e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia

15.O uso do acento diferencial, consoante as novas regras, é facultativo nos seguintes casos, exceto em: a) fôrma (significando molde)
b) pôde (no pretérito perfeito do indicativo); c) cantámos (no pretérito perfeito do indicativo); d) amámos (no pretérito perfeito do indicativo);

e) dêmos (no presente do subjuntivo). 

16. Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.

assembléias|assembleias /idéia|ideia /Müller|Muller /estréia|estréia/Bocaiúva|Bocaiuva platéia|plateia apóio|apoio heróis|herois troféus|trofeus

Os membros das ________ estaduais do país gostaram da _______ do Harold ________. Um parlamentar aproveitou, inclusive, a ______ de uma peça de teatro que assistia na cidade de _______ para se dirigir à _______, dizendo: “Eu _______ esta ação comunitária. E digo mais: se iniciativa der certo, esses
_______ merecerão ________ como agradecimento de toda a população.”

17. Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.
estréia|estreia / vôo|voo / Parnaíba|Parnaíba/  Piauí|Piauí/
lêem|lêem/Müller|Muller/crêem|creem/Assembléias|Assembléias/ pôde|pode/  têm|tem / convém|convem

O pronunciamento do parlamentar, na ________ da peça de teatro, teve repercussão na imprensa, de modo que um outro Deputado, ao desembarcar do seu ________, rumo à cidade de ________, no estado do ________, também falou sobre o assunto: “Os que ______ jornais já devem saber da iniciativa de Harold ________, e os que _______ em ações dessa natureza devem seguir o exemplo desse cidadão. Precisamos buscar soluções para os nossos problemas, em vez de esperar que tudo seja resolvido pelas_________. Se ele _______ iniciar essa ação e mobilizar o _______ inteiro, todos ______ o mesmo dever. Vamos agir! Isso _________ à sociedade.”


1. E/2. E/3. D/4. D/5. C/6. B/7. C/8. B/9. A/10. B/ 11D/ 12E/ 13D/ 14A/ 15B
16. assembleias, ideia, Müller, estreia, Bocaiuva, plateia, apoio, heróis, troféus,
17. estreia, voo, Parnaíba, Piauí, leem, Müller, creem, Assembleias, pôde, têm, convém.

Português para concurso - Uso do hífen: teoria e exercícios

Com as mudanças que ocorreram na ortografia, precisaremos estar atualizados. Então, nos próximos dias estarei postando as Novas Regras Ortográficas vinculadas a exercícios. Fique atento!

Vamos ver o que muda no uso do hífen:


Usa-se hífen

I- Com prefixos

1) Nos vocábulos formados com todos os prefixos, quando o segundo elemento começar com h:
anti-higiênico, arqui-hipérbole,  extra-hepático, geo-história, macro-história, mini-hotel, neo-humorismo, sobre-humano, super-homem, ultra-humano, semi-hospitalar, sub-hepático.


2) Nos vocábulos em que o prefixo termina por vogal, e o segundo elemento começa com a mesma vogal:
anti-ibérico, arqui-inimigo, auto-observar, contra-ataque, eletro-ótica, infra-assinado, micro-ondas, semi-interno, supra-axilar.


3) Nos vocábulos com os prefixos circum- e pan-, cujo segundo elemento começar por m, n ou vogal:
circum-navegação, pan-americano, circum-escolar.

4) Nos vocábulos com os prefixos hiper-, inter- e super, quando o segundo elemento iniciar por r:
hiper-racional, inter-regional, super-real.

5) Nos vocábulos com os prefixos tônicos pós-, pré- e pró- (acentuados graficamente):
pós-graduado, pré-adolescente, pró-americano.

6) Nos vocábulos com os prefixos ex-(quando significa estado anterior), sota-, soto- e vice-:
ex-marido, sota-ministro (vice-ministro), soto-piloto, vice-presidente.

7) Nos vocábulos com o prefixo sub-, quando o segundo elemento começar por b ou r:
sub-base, sub-raça.

II- Com sufixos

8) Nos vocábulos terminados por sufixos de origem tupi-guarani com valor de adjetivo, como açu, guaçu e mirim, quando o primeiro elemento terminar em vogal acentuada ou quando a pronúncia assim o exigir:
capim-açu, amoré-guaçu, anajá-mirim.

 III- Com além, aquém, recém, sem

9) Como primeiro elemento do vocábulo:
além-mar, aquém-fronteira, sem-teto.

IV – Com bem

10) Como primeiro elemento do vocábulo em que o segundo elemento é começado por vogal ou h:
bem-educado, bem-humoradao.

Observações: 1) Quando o segundo elemento não for iniciado por p nem b, pode não haver aglutinação:
bem-vindo; bem-criado, bem-falante, bem-visto.

2) Muitos são os casos em que o bem aparece aglutinado com o segundo elemento:
benfeitor, benquerença, benfazejo, etc.

V- Com mal


11) Como primeiro vocábulo, se o segundo elemento começar por vogal ou h:
mal-estar, mal-humorado.

VI – Nas palavras compostas

12) Que adquirem novo significado, mantendo o acento próprio:
primeiro-ministro, decreto-lei, amor-perfeito, guarda-noturno.

13)Que designam espécies botânicas e zoológicas:
bem-te-vi, couve-flor, andorinha-do-mar, batata-inglesa, feijão-verde.

VII – Nos compostos  com elementos repetidos ou onomatopaicos:
14) Como:
tico-tico, tique-taque, pingue-pongue, blá-blá-blá.


VII – Para ligar duas ou mais palavras

15) Que ocasionalmente se combinam, formando encadeamentos vocabulares:
ponte Rio-Niterói, ligação Angola-Moçambique.

 Não se usa hífen

 I – Com prefixos

1) Nos vocábulos com os prefixos des- e in-. Se o segundo elemento começar por h, essa letra cai:
desumano, inábil.

2) Nos vocábulos em que o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento inicia por vogal diferente ou por letra diferente de r ou s:
antiaéreo, autoescola, coautor, autoinstrução, extraescolar, infraestrutura,anteprojeto, supermercado, microcomputador, autopeça.

4) Nos vocábulos em que o prefixo termina em vogal, e o segundo elemento inicia por r ou s. Nesse caso, essas letras serão duplicadas:
antirreligioso, contrarregra, minissaia, contrassenso, microssistema, multissecular.

5) Nas palavras formadas com os prefixos co-, re- pre- e pro- , mesmo nos encontros de vogais ou quando o segundo elemento começa por h (cai essa letra):
coautor, coocupante, coabitar, coerdeiro, reabilitar, reescrever, preexistência, proativo.

II - Nas locuções

6) Substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas e conjuncionais:
fim de semana, cor de vinho, nós mesmos, depois de amanhã, a fim de, uma vez que.
Observação: Há exceções de casos consagrados pelo uso: água-de-colônia, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, à queima-roupa.


III – Nos compostos por justaposição
7) Com termo de ligação:
pé de moleque, folha de flandres, tomara que caia, quarto e sala

Observação: Não seguem esta regra os compostos que indicam espécies botânicas e zoológicas, que, como visto, no item VI, 13, do emprego do hífen, são grafados com hífen: ipê-do-cerrado, bem-te-vi, porco-da-índia.


EXERCÍCIOS

01. Das palavras seguintes, há uma em que a grafia está errada. Assinale o item em que isto ocorre:
a) girassol – pontapé –paraquedas
b) ex-presidente – subumano – além-mar
c) superinteressante – superamigo – interescolar
d) circum-navegação – pan-americano – interestadual
e) superresistente – superinteressante – anti-inflamatório

02. Assinale, nas séries que se seguem, aquela em que pelo menos uma palavra apresenta erro de grafia:
a) hipermercado – intermunicipal – superproteção
b) anti-higiênico – coerdeiro – sobre-humano
c) super-homem – autoescola – infra-estrutura
d) infraestrutura – anteontem – autoestrada.
e) semiaberto – anteontem – autoestrada.

03. Em relação ao uso do hífen, para cada palavra, assinale a alternativa correta, de acordo com o novo acordo ortográfico:
( ) bem criado                      ( ) bem-criado
( ) extra-oficial                     ( ) extraoficial
( )ultra-som                          ( )ultrassom
( )infraestrutura                  ( )infra-estrutura
( )contra-regra                     ( )contrarregra
( )interregional                    ( )inter-regional
( )super-resistente              ( )superresistente
( )micro-ondas                     ( )microondas
( )antiinflamatório               ( )anti-inflamatório
( )microônibus                     ( )micro-ônibus
( )coocupante                       ( )co-ocupante
( )contraindicação                ( )contra-indicação
( )auto-retrato                      ( )autorretrato
( )extra-regimento               ( )extrarregimento
( )recém casados                  ( )recém-casados
( )antiherói                           ( )anti-herói
( )desumano                         ( )des-humano
( )paraquedas                      ( )pára-quedas
( )auto-escola                       ( )autoescola
( )azul-escuro                       ( )azul escuro
( )vice-campeão                   ( )vicecampeão
( )anti-social                         ( )antissocial
( )panamericano                  ( )pan-americano
( )superomem                      ( )super-homem
( )posgraduação                   ( )pós-graduação
( )bem-estar                         ( )bem estar
( )bem humorado                ( )bem-humorado
( )sem-teto                            ( )sem teto

Gab.01.e / 02.c
03.  bem-criado / extraoficial / ultrassom / infraestrutura / contrarregra / inter-regional /super-resistente / micro-ondas / anti-inflamatório / micro-ônibus / coocupante / contraindicação /autorretrato / extrarregimento / recém-casados / anti-herói / desumano / paraquedas / autoescola /
azul-escuro / vice-campeão / antissocial / pan-americano / super-homem / pós-graduação /bem-estar / bem-humorado / sem-teto